Tire dúvidas pelo Whatsapp
(19) 98295 8906 - 24h      Agende!

Rua Bárbara Blumer, 204 Sala 06. Vila Santana. Sumaré/SP

Atendimento de Segunda a Sábado
das 08h00 às 22h00.

Felicidade. Harmonia. Autonomia.

Psicoterapia para Adolescentes


A adolescência é marcada por muitas transformações e mudanças, tanto no corpo como na mente. É comum encontrarmos por aí pessoas dizendo que a adolescência é a fase da rebeldia. O que ocorre é que ao deixar a infância o indivíduo inicia novas descobertas e conquista novas oportunidades de desenvolvimento baseadas em suas vivências anteriores.

 

Uma das grandes preocupações dos pais com os filhos envolve as drogas e o álcool, que muitos adolescentes acabam experimentando por curiosidade, gerando - ou não - uma futura dependência problemática por estas substâncias psicoativas.

 

Quando falamos de colocar um adolescente em terapia com psicólogo é importante respeitarmos ao máximo a cultura na qual o adolescente está inserido. Muitos adolescentes adotam padrões culturais que não são muito bem aceitos por seus pais, tais como bandas musicais, roupas, tatuagens e cabelos "diferentes". É importante compreender que este repertório cultural adotado pelo adolescente possui um grande significado para ele

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por que é importante para o adolescente fazer terapia?


A decisão de inserir o filho em terapia com psicólogo deve ser uma ação transparente. É importante que os pais/responsáveis conversem com seus filhos sobre a oportunidade de fazer terapia e verificar se eles concordam com isso. Muitos adolescentes podem recusar de imediato esta proposta, por entender que a terapia é uma obrigação imposta pelos pais e não um espaço onde possam se expressar, se descobrir e se desenvolver.

 

Sugere-se fazer o convite ao adolescente, onde a primeira sessão com o psicólogo deverá levar em consideração todo seu repertório cultural, a fim de estabelecer bom vínculo inicial e demonstrar que a terapia é um lugar de livre expressão do adolescente.

 

A psicoterapia com adolescentes é um instrumento de apoio e desenvolvimento do paciente em uma das fases mais "complicadas"do desenvolvimento humano, que é a transição da infância para a vida adulta. 

Principais motivos:

 

- Perda de um ente querido

- Depressão/Isolamento

- Comportamento Agitado

- Comportamento Tímido

- Uso de álcool e drogas (SPA´s)

- Sobrecarga dos Estudos

- Dúvidas sobre a escolha da profissão

- "Stress" devido ao Vestibular

- Término de Relacionamento

- Fazer xixi na cama (enurese noturna)

- Dificuldades para aprender

- Dificuldades na escola

- Agressividade

- Excesso de jogos (videogame/PC)
- Entre outros

 

Este artigo foi útil? Compartilhe com seus amigos e familiares.

(19) 98295 8906

(19) 3324 1097

AGENDE UMA CONSULTA

A adolescência é uma fase incrível, dinâmica, aventureira, de descoberta de potencialidades e de novas vivências. Com os subsídios dados pelos pais, o respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente e o bom acompanhamento profissional, esta é uma fase fundamental para uma formação positiva do indivíduo.