Buscar
  • Rafael Augusto Costa

Quanto tempo demora para se ter resultados na Psicoterapia?

Esta é uma pergunta que muitos pacientes me fazem na primeira sessão e decidi trazer aqui para vocês uma síntese do que geralmente eu respondo. As pessoas ficam em dúvida de quanto tempo a terapia leva para trazer resultados, ou quantas sessões são necessárias para se alcançar os objetivos. Abaixo estão alguns tópicos para ajudar a esclarecer esta questão. Os pacientes que mais obtém resultados são aqueles que seguem e entendem algumas características, conforme abaixo:


1) O TEMPO É INDETERMINADO - Nós, profissionais de saúde mental não podemos predeterminar um tempo específico para trazer resultados porque trabalhamos com pessoas e cada uma tem a sua mente subjetiva e peculiaridades. Então a maneira que você lida com um problema pode ser completamente diferente da maneira como um amigo seu lidaria com a mesma situação. Por isso não podemos garantir resultados com tempos predeterminados. Isto não significa que a Psicologia seja ineficiente, não é isso. O fato é que ela não é uma ciência exata: cuidamos de humanos, e não de máquinas e precisamos respeitar o tempo e características personalizadas de cada indivíduo para que consigamos aplicar as técnicas desenvolvidas na ciência da Psicologia.


- RESPEITO À FREQUÊNCIA das sessões: o paciente segue disciplinadamente o combinado feito na primeira sessão sobre a frequência semanal ou quinzenal, evitando faltar às sessões ou remarcar com frequência.

- CONFIANÇA NO MÉTODO: o paciente confia no método científico desenvolvido pelo psicólogo.

- PRESSÃO NÃO GERA RESULTADOS. Pacientes que pressionam o Psicólogo para obter resultados rápidos geralmente não evoluem, pois não seguem ou respeitam um processo. Também não se pode esperar que todas as sessões trarão respostas para os problemas. Muitas vezes você pode sair de uma consulta de terapia com mais dúvidas do que respostas, o que NÃO significa que a sessão foi ineficiente, pois isto faz parte do processo que será continuado nos próximos encontros.


- PACIENTE NÃO SE ATRASA: ele consegue se organizar para fazer a terapia no melhor horário de sua rotina para que evite chegar correndo à sessão. É importante aqueles cinco minutos antes da consulta onde você senta na recepção e espera a sua mente se acalmar das correrias do dia a dia.


- RESPEITO AO PSICÓLOGO: é importante compreender que o Psicólogo é um profissional que está se dedicando a desempenhar um trabalho personalizado para você e que também tem uma vida, família, sentimentos, despesas, direitos e deveres. É importante cumprir os combinados feitos em terapia, não se atrasando para as sessões, cumprindo pontualmente os pagamentos conforme combinado e justificando com antecedência sessões desmarcadas.


- PACIENTES INFANTIS: pais de pacientes infantis que desejam interferir na psicoterapia prejudicam gravemente o processo. Por exemplo, é muito comum e grave os pais se apoiarem na psicoterapia para promover uma disputa em caso de divórcio, querendo que o psicólogo extraia informações da criança, crie relatórios parciais para uso em processos, etc. Também há casos de pais que querem saber detalhes sobre o que a criança falou na psicoterapia, o que não é positivo. O psicólogo deve dar um feedback sobre a psicoterapia infantil, mas sem entrar em detalhes sobre particularidades relatadas pela criança, exceto quando apresentam riscos de vida ou vulnerabilidades identificadas pelo próprio psicólogo.


E estes são os principais tópicos. Caso você esteja pensando em iniciar uma terapia com psicólogo, revise antes se você está preparado e de acordo com estas orientações, pois assim você otimizará o processo de forma transformadora para alcançar seus objetivos no tempo certo, entendendo que não há prazo, nem pressa, caso contrário a terapia já seria um espaço de ansiedade, e não é isso que queremos para os nossos pacientes.


Uma ótima semana,


Rafael Augusto Costa Psicólogo Clínico CRP 06/104288

6 visualizações

Endereço:
Clínica NuAudit
Rua Dezesseis de Dezembro, 276
 Centro, Sumaré - SP,
Em frente ao Colégio Meson

rafaelcosta.psicologo@gmail.com

Whatsapp: (19) 98295-8906

© 2020. Criado por Rafael Augusto Costa.