Trajetória & Experiência

Minha História

 

Primeiramente gostaria de agradecer pela sua visita em minha página. A sua presença e credibilidade é muito importante para mim e me motiva a continuar nesta desafiadora profissão de Psicólogo Clínico! Nasci em Piracicaba/SP e atualmente atendo na área clínica no município de Sumaré/SP, cidade onde resido. A seguir você poderá conhecer um pouco mais da minha trajetória, nos fatos que contribuíram para minha formação.

 

Graduação

Ingressei na UNESP - Universidade Estadual Paulista em 2006 no Câmpus da Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Nesta trajetória descobri vários estudos e experiências sobre a grande importância da Arte e Criatividade como ferramentas intervenção psicológica. Participei dos seguintes estágios, com ampla carga horária:

 

Usina de Sonhos com Realidade - com atividades semanais para crianças com uma equipe com outros

estudantes do curso.

 

Brinquedoteca - na área hospitalar, levando brincadeiras e atividades lúdicas para crianças internadas.

 

Contação de Histórias - também na área hospitalar, com o objetivo de encenar e contar histórias para crianças hospitalizadas.

 

Escola Pública - promovendo atividades na área escolar a fim de fazer os estudantes a repensarem sobre o protagonismo na sociedade, bem como o entendimento sobre a importância de cuidar  respeitar o ambiente escolar.

Envolvimento com a Arte

 

Antes de ingressar na faculdade participei de vários corais de música. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o canto coral não envolve apenas músicas religiosas ou clássicas, mas abrange toda uma gama de estilos como MPB, Samba e até mesmo Rock. Ao lado você pode conferir um vídeo de exemplo de um coral magnífico da África do Sul, o Stellenbosch University Choir, atualmente sob regência de André van der Merwe.
 

Com a experiência no canto coral em Piracicaba, observei que muitas pessoas melhoraram diante de sofrimentos psicológicos ao participar dos ensaios e apresentações. Atualmente me dedico aos estudos em música para compreender melhor estes efeitos positivos.

Durante a faculdade também descobri os efeitos terapêuticos da arte livre, sem julgamento estético, e iniciei mais de 50 produções de quadros, em sua maioria abstratos, participando de 4 exposições, entre elas a "Arte-Abstraindo" no Museu de Arte Primitiva de Assis, sob coordenação do artista plástico Marcos Maroubo (2008). 

Hoje, compreendo que é importante as pessoas despertarem para serem criativas com suas vidas. Isso não significa necessariamente "fazer arte", mas sim que precisamos nos fortalecer e nos sentirmos criativos diante da realidade, seja simplesmente arrumando a cama ao acordar ou dar um bom dia para as pessoas, transformando o dia com nosso potencial criativo. Este conceito está paralelamente ligado às produções do Psicanalista D. W. Winnicott. 

Trajetória Profissional
 

Após a faculdade, iniciei minha carreira trabalhando com Recursos Humanos na área de Recrutamento e Seleção, com curso no Instituto Methalatin, Escola de Negócios em São Paulo/SP.

 

Em 2012 recalculei a rota da minha carreira, ingressando na área social, no cargo de Educador Social no Centro Comunitário Jardim Santa Lúcia - Campinas/SP. Lá também atuei como Psicológo do PAEFI - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, que integra o SUAS, Sistema Único de Assistência Social. Paralelo a este trabalho, inaugurei meu consultório particular em Sumaré/SP e comecei a me aproximar cada vez mais da Psicologia Clínica. Devido a crescente demanda, decidi me dedicar integral e exclusivamente no consultório a partir de 2016, onde atendo até hoje. Atualmente também estou escrevendo um livro, cujo título só poderá ser revelado após seu lançamento.

Em Outubro de 2016 elaborei um Projeto voluntário chamado Colorindo a Mente (saiba mais clicando aqui). Inicialmente ele era voltado tanto a homens quanto mulheres, porém apenas integrantes do sexo feminino se inscreveram e as participantes entraram em consenso para que o grupo fosse executado apenas com mulheres.

 

O Grupo Colorindo a Mente atende hoje mulheres acima de 25 anos em situação de sofrimento psicológico através de um animado Grupo de Convivência com encontros de 3 horas semanais na Represa Marcelo Pedroni.

Em 2018 foi inaugurado dentro do Projeto o Coral Colorindo a Mente, onde a experiente regente Eunice Rangel se dispôs carinhosa e voluntariamente a assumir as atividades musicais. Foi possível observar na prática a grande eficiência do canto coral na melhora da autoestima, superação de dificuldades, fortalecimento e desenvolvimento do protagonismo em suas vidas.

Cursos e Palestras

Desde que iniciei na área clínica, me envolvi também com o desenvolvimento independente de cursos, palestras e supervisões nas áreas clínicas e social. Também estou vinculado à SSOMAR - assessoria e formação continuadas, uma empresa de Sônia Maria Bonfanti, onde executo formações de acordo com as demandas solicitadas, principalmente voltadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para profissionais de diversas cidades do estado de São Paulo.

Atualmente...

Todas estas experiências, desde a pré-faculdade contribuíram muito para minha formação. No trajeto encontrei muitas dificuldades com a necessidade de correções, estudo e adaptações para que conseguisse chegar ao meu perfil atual na desafiadora profissão de Psicólogo Clínico, escritor e palestrante. Mas tudo sempre foi e sempre será feito com muito carinho e dedicação. Agradeço a todas as pessoas que cruzaram meu caminho e proporcionaram muito aprendizado e evolução.

Agradeço por ler este relato.

Estou à disposição!

Um abraço,

Rafael Augusto Costa

Psicólogo Clínico
CRP 06/104288

Resumo das Experiências Adquiridas
 

Graduado pela Unesp - Universidade Estadual Paulista
Faculdade de Ciências e Letras de Assis/SP.

 

Experiência em Psicologia Clínica
Atuando desde 2012 em Sumaré/SP.

Experiência no SCFV - SUAS: Sistema Único de Assist. Social
Atendendo mais de 400 crianças e adolescentes em Campinas/SP.

Experiência no PAEFI - SUAS: Sistema Único de Assist. Social
Atendendo mais de 60 famílias em Campinas/SP.

Trabalhos premiados em Congressos
Na área de Arteterapia pela Universidade Federal de Goiás - UFG - Goiânia/GO

 

Idealizador do Projeto Colorindo a Mente

Execução de grupos semanais voltado a mulheres em sofrimento. Sumaré/SP
 

Desenvolvimento de Cursos & Palestras

Experiência na condução de formações e apresentações em diversas cidades.
 

Formação em Recursos Humanos

Através do Instituto Methalatin - Escola de Negócios. São Paulo/SP.

Credenciado no Conselho Regional de Psicologia
CRP 06/104288

Endereço:
Clínica NuAudit
Rua Dezesseis de Dezembro, 276
 Centro, Sumaré - SP,
Em frente ao Colégio Meson

rafaelcosta.psicologo@gmail.com

Whatsapp: (19) 98295-8906

© 2020. Criado por Rafael Augusto Costa.