

MENU
Trajetória & Experiência


Minha História
Primeiramente gostaria de agradecer pela sua visita em minha página. A sua presença e credibilidade é muito importante para mim e me motiva a continuar nesta desafiadora profissão de Psicólogo Clínico! Nasci em Piracicaba/SP e atualmente atendo na área clínica no município de Sumaré/SP, cidade onde resido. A seguir você poderá conhecer um pouco mais da minha trajetória, nos fatos que contribuíram para minha formação.
Graduação
Ingressei na UNESP - Universidade Estadual Paulista em 2006 no Câmpus da Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Nesta trajetória descobri vários estudos e experiências sobre a grande importância da Arte e Criatividade como ferramentas intervenção psicológica. Participei dos seguintes estágios, com ampla carga horária:
Usina de Sonhos com Realidade - com atividades semanais para crianças com uma equipe com outros
estudantes do curso.
Brinquedoteca - na área hospitalar, levando brincadeiras e atividades lúdicas para crianças internadas.
Contação de Histórias - também na área hospitalar, com o objetivo de encenar e contar histórias para crianças hospitalizadas.
Escola Pública - promovendo atividades na área escolar a fim de fazer os estudantes a repensarem sobre o protagonismo na sociedade, bem como o entendimento sobre a importância de cuidar respeitar o ambiente escolar.
Envolvimento com a Arte
Antes de ingressar na faculdade participei de vários corais de música. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o canto coral não envolve apenas músicas religiosas ou clássicas, mas abrange toda uma gama de estilos como MPB, Samba e até mesmo Rock. Ao lado você pode conferir um vídeo de exemplo de um coral magnífico da África do Sul, o Stellenbosch University Choir, atualmente sob regência de André van der Merwe.
Com a experiência no canto coral em Piracicaba, observei que muitas pessoas melhoraram diante de sofrimentos psicológicos ao participar dos ensaios e apresentações. Atualmente me dedico aos estudos em música para compreender melhor estes efeitos positivos.
​
Durante a faculdade também descobri os efeitos terapêuticos da arte livre, sem julgamento estético, e iniciei mais de 50 produções de quadros, em sua maioria abstratos, participando de 4 exposições, entre elas a "Arte-Abstraindo" no Museu de Arte Primitiva de Assis, sob coordenação do artista plástico Marcos Maroubo (2008).
​
Hoje, compreendo que é importante as pessoas despertarem para serem criativas com suas vidas. Isso não significa necessariamente "fazer arte", mas sim que precisamos nos fortalecer e nos sentirmos criativos diante da realidade, seja simplesmente arrumando a cama ao acordar ou dar um bom dia para as pessoas, transformando o dia com nosso potencial criativo. Este conceito está paralelamente ligado às produções do Psicanalista D. W. Winnicott.


![P19-11-09_01.42[01].JPG](https://static.wixstatic.com/media/ccf589_3d643c26b5654681bd7621c4665593cb~mv2.jpg/v1/crop/x_0,y_17,w_2048,h_1116/fill/w_240,h_120,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/P19-11-09_01_42%5B01%5D_JPG.jpg)

Trajetória Profissional
Após a faculdade, iniciei minha carreira trabalhando com Recursos Humanos na área de Recrutamento e Seleção, com curso no Instituto Methalatin, Escola de Negócios em São Paulo/SP.
Em 2012 recalculei a rota da minha carreira, ingressando na área social, no cargo de Educador Social no Centro Comunitário Jardim Santa Lúcia - Campinas/SP. Lá também atuei como Psicológo do PAEFI - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, que integra o SUAS, Sistema Único de Assistência Social. Paralelo a este trabalho, inaugurei meu consultório particular em Sumaré/SP e comecei a me aproximar cada vez mais da Psicologia Clínica. Devido a crescente demanda, decidi me dedicar integral e exclusivamente no consultório a partir de 2016, onde atendo até hoje. Atualmente também estou escrevendo um livro, cujo título só poderá ser revelado após seu lançamento.
​
Em Outubro de 2016 elaborei um Projeto voluntário chamado Colorindo a Mente (saiba mais clicando aqui). Inicialmente ele era voltado tanto a homens quanto mulheres, porém apenas integrantes do sexo feminino se inscreveram e as participantes entraram em consenso para que o grupo fosse executado apenas com mulheres.
O Grupo Colorindo a Mente atende hoje mulheres acima de 25 anos em situação de sofrimento psicológico através de um animado Grupo de Convivência com encontros de 3 horas semanais na Represa Marcelo Pedroni.
​
Em 2018 foi inaugurado dentro do Projeto o Coral Colorindo a Mente, onde a experiente regente Eunice Rangel se dispôs carinhosa e voluntariamente a assumir as atividades musicais. Foi possível observar na prática a grande eficiência do canto coral na melhora da autoestima, superação de dificuldades, fortalecimento e desenvolvimento do protagonismo em suas vidas.
Cursos e Palestras
​
Desde que iniciei na área clínica, me envolvi também com o desenvolvimento independente de cursos, palestras e supervisões nas áreas clínicas e social. Já estive realizando palestras com a SSOMAR - assessoria e formação continuadas, uma empresa de Sônia Maria Bonfanti, onde executei formações de acordo com as demandas solicitadas, principalmente voltadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para profissionais de diversas cidades do estado de São Paulo.





Atualmente...
​
Todas estas experiências, desde a pré-faculdade contribuíram muito para minha formação. No trajeto encontrei muitas dificuldades com a necessidade de correções, estudo e adaptações para que conseguisse chegar ao meu perfil atual na desafiadora profissão de Psicólogo Clínico, escritor e palestrante. Mas tudo sempre foi e sempre será feito com muito carinho e dedicação. Agradeço a todas as pessoas que cruzaram meu caminho e proporcionaram muito aprendizado e evolução.
​
Agradeço por ler este relato.
Estou à disposição!
Um abraço,
​
Rafael Augusto Costa
Psicólogo Clínico
CRP 06/104288